Como encarar os temporais e enchentes nas estradas

A chuva não tem dado trégua neste mês de janeiro. Muitas cidades estão sofrendo com devastadoras quedas d'água. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura, a capital paulista tem 61 pontos constantes de alagamentos, sendo que em 31 deles o veículo corre o risco de boiar. Nas estradas não é diferente. Deslizamentos e enchentes tem sido constante nos últimos tempos. Veja algumas dicas para enfrentar os temporais e enchentes.

Passos
1

Quando estiver na estrada e começar a chover forte redobre a atenção. Sintonize o rádio numa estação que possa oferecer notícias atualizadas sobre as condições da estrada em que você está. E se você se distrai demais com o rádio, desligue o aparelho e dedique-se a conduzir com cuidado e atenção.

2
Dirija com cautela e fique ligado nos carros que estão vindo na sua direção, tanto no mesmo sentido quanto do lado contrário. Mantenha uma grande distância do veículo que vai à frente. Se a via estiver alagada, fique ainda mais longe de ônibus e caminhões, para não ser pego pelas ondas que eles podem provocar.

3
Caso seja uma estrada com árvores, morros e encostas, fique atento à queda de barreiras, árvores ou galhos. Se você estiver alerta, poderá frear a tempo caso se depare com alguma dessas situações. O ideal é parar num lugar seguro como um posto de gasolina ou um posto policial e esperar a chuva forte passar.

4
Os temporais, quando acompanhados por queda de granizo, podem causar estragos na lataria do carro. Neste caso, procure o primeiro local coberto que você encontrar para proteger o seu veículo. NÃO pare debaixo de árvores, que durante uma chuva forte podem atrair raios e trovões.

5
Fuja das vias que costumam ser frequentemente atingidas. Acompanhe os acontecimentos pelo rádio e tente desviar a sua rota;

6
Se a via que você está começar a encher de água, engate a primeira marcha e mantenha a aceleração constante para que não entre água no seu escapamento. Pare no primeiro lugar seguro que encontrar e espere a chuva passar.

Importante

Se você tiver alguma situação de emergência na estrada por causa da chuva, chame o serviço de SOS da companhia responsável pela manutenção da estrada. Use o telefone instalado no acostamento da estrada e siga as orientações do atendente. 

0 comentários:

Postar um comentário