Dez maneiras de passar o tempo com os filhos



"Mães em Sião, o papel que lhes foi concedido por Deus é vital para sua própria exaltação e para a salvação e exaltação de sua família. Uma criança precisa mais da mãe do que de todas as coisas que o dinheiro pode comprar. Passar um tempo com seus filhos é o maior de todos os presentes. Com amor no coração pelas mães em Sião, gostaria de sugerir dez maneiras específicas que vocês, nossas mães, podem passar o tempo eficazmente com seus filhos.

Estejam nas Encruzilhadas. Em primeiro lugar, disponham de tempo para estarem nas encruzilhadas
da vida quando seus filhos estiverem indo ou vindo: quando forem e voltarem da escola, quando saírem e
voltarem de encontros, quando trouxerem amigos para casa. Estejam nas encruzilhadas quer seus filhos
tenham seis ou dezesseis anos. Lemos em Provérbios: ‘A criança entregue a si mesma, envergonha a sua mãe’. (Provérbios 29:15) Uma das maiores preocupações de nossa sociedade são milhões de crianças que passam grande parte do dia sem supervisão e que voltam para uma casa vazia, sem os cuidados dos pais que passam o dia inteiro trabalhando fora.

Seja uma Amiga Verdadeira. Segundo, procurem ser uma verdadeira amiga de seus filhos. Ouçam seus filhos, de verdade. Conversem com eles, riam e brinquem com eles, cantem com eles, joguem com eles, chorem com eles, abracem-nos, elogiem-nos com sinceridade. Sim, passem alguns momentos tranqüilos, sem pressa, com cada filho, individualmente. Sejam uma verdadeira amiga de seus filhos.


Leiam para Seus Filhos. Terceiro, mães, leiam para seus filhos. Comecem desde o berço, leiam para seus filhos e filhas. Lembrem-se do que disse o poeta: Vocês podem ter um tesouro inestimável; Cofres cheios de jóias e arcas cheias de ouro. Mas jamais serão mais ricos do que eu. Tive uma mãe que lia para mim.
(Strickland Gillilan, “The Reading Mother.”) Vocês incutirão o amor pela boa literatura e um verdadeiro amor pelas escrituras se lerem regularmente para seus filhos.

Orem com Seus Filhos. Quarto, disponham de tempo para orar com seus filhos. A oração familiar, sob a
direção do pai, deve ser realizada pela manhã e à noite. Façam com que seus filhos sintam sua fé ao invocar as bênçãos do céu sobre eles. Parafraseando Tiago: “A oração feita por [uma mãe justa] pode muito em seus
efeitos.” (Tiago 5:16) Faça com que seus filhos participem das orações familiares e individuais, e regozijem-se em suas ternas conversas com seu Pai Celestial.

Realizem a Noite Familiar Toda Semana. Quinto, realizem uma noite familiar significativa todas as semanas. Com o marido presidindo, participem de uma reunião familiar espiritual e inspiradora todas as semanas. Façam com que seus filhos participem ativamente. Ensinem-lhes princípios corretos. Faça disso uma de suas grandes tradições de família. Lembrem-se da maravilhosa promessa feita pelo Presidente Joseph F. Smith quando foi iniciado o programa de noites familiares na Igreja: “Se os santos obedecerem a esse
conselho, prometemos que grandes bênçãos resultarão disso. O amor no lar e a obediência aos pais aumentarão. A fé será desenvolvida no coração dos jovens de Israel, e eles ganharão vigor para combater as
influências malignas e tentações que vierem a enfrentar”. (James R. Clark, comp., Messages of the First
Presidency of The Church of Jesus Christ of Latter-day Saints, 6 vols., Salt Lake City: Bookcraft, 1965–1975, 4:339.) Essa maravilhosa promessa ainda é válida hoje.

Estejam Juntos nas Refeições. Sexto, façam as refeições juntos, sempre que possível. Isso se torna bem difícil quando os filhos ficam mais velhos e sua vida fica mais atarefada. Mas há conversas alegres, compartilham-se os planos e as atividades do dia e ocorrem momentos especiais de ensino nas refeições porque a mãe, o pai e os filhos se empenham para isso.

Leiam as Escrituras Diariamente. Sétimo, reservem um horário para ler as escrituras todos os dias com a
família. A leitura individual das escrituras é importante, mas a leitura das escrituras em família é de vital
importância. Ler o Livro de Mórmon juntos como família é algo que aumentará a espiritualidade em seu
lar e dará tanto aos pais quanto aos filhos o poder de resistir à tentação e de ter o Espírito Santo como
companheiro constante. Prometo que o Livro de Mórmon irá mudar a vida de sua família.


Façam Coisas em Família. Oitavo, façam coisas juntos em família. Façam com que os passeios em família, os piqueniques, os aniversários e as viagens em família sejam momentos especiais e criem boas recordações.
Sempre que possível, assista com toda a família a eventos em que um dos familiares esteja envolvido,
como peças de teatro na escola, um evento esportivo, um discurso, um recital. Assistam às reuniões da Igreja
juntos e sentem-se juntos como família, quando puderem. A mãe que ajuda a família a orar e a brincar
juntos faz com que a família permaneça sempre unida e abençoa a vida dos filhos para sempre.

Ensinem Seus Filhos. Nono, mães, disponham de tempo para ensinar seus filhos. Estejam atentas a oportunidades de ensino. Isso pode ser feito a qualquer momento do dia—nas refeições, em situações informais ou em ocasiões especiais em que a família esteja reunida, ao pé da cama no final do dia, ou numa caminhada bem cedo pela manhã. Mães, vocês são a melhor professora de seus filhos. Não passe essa preciosa responsabilidade para as creches ou as babás. O amor materno e sua preocupação fervorosa com os filhos são os mais importantes ingredientes ao ensiná-los. Ensinem-lhes princípios do evangelho. Ensinem a eles que vale a pena ser bom. Ensinem a eles que não há segurança no pecado. Ensinem a eles o amor pelo
evangelho de Jesus Cristo e um testemunho de sua divindade. Ensinem o recato a seus filhos e filhas, e ensinem o respeito pelo sexo oposto. Ensinem a seus filhos a pureza sexual, os devidos padrões de namoro, o casamento no templo, o trabalho missionário e a importância de aceitar e magnificar chamados na Igreja.
Ensinem seus filhos a amarem o trabalho e valorizarem a instrução e a educação. Ensinem a importância do tipo certo de entretenimento, inclusive filmes adequados e fitas de vídeo, música, livros e revistas. Conversem sobre os males da pornografia e das drogas, e ensinem o valor de se ter uma vida pura. Sim, mães, ensinem a seus filhos o evangelho em sua própria casa, em seu próprio serão. Esse é o ensino mais eficaz que seus filhos receberão na vida. Essa é a maneira do Senhor ensinar. A Igreja não pode ensinar como vocês, tampouco a escola. A creche não pode fazê-lo. Mas vocês podem, e o Senhor irá auxiliá-las. Seus filhos lembrarão para sempre os seus ensinamentos, e quando ficarem velhos, não se afastarão deles. Eles a chamarão abençoada: sua mãe que é verdadeiramente um anjo. Mães, esse tipo de ensino celestial e materno exige tempo, muito tempo. Não pode ser feito eficazmente em meio-período. Precisa ser feito o tempo todo para salvar e exaltar seus filhos. Esse é seu divino chamado.

Amem Verdadeiramente Seus Filhos. Décimo e final, mães, disponham de tempo para amar
verdadeiramente seus filhos. O amor irrestrito da mãe se assemelha ao amor de Cristo. Eis um belo tributo de um filho à sua mãe: “Não me lembro de seus pontos de vista políticos nem seu prestígio social; e suas idéias sobre a educação dos filhos, dietas e pedagogia eu não consigo recordar. A coisa principal que me vem à mente agora, atravessando a espessa barreira dos anos, é que ela me amava. Ela gostava de deitar-se na grama comigo e contar-me histórias, ou brincar de esconde-esconde conosco, seus filhos. Ela estava sempre me abraçando. E eu gostava disso. Ela tinha um rosto feliz. Para mim, era como Deus, e todas as bem-aventuranças que os santos contam Dele. E cantava! De todas as sensações agradáveis de minha vida, nada se compara ao enlevo de ficar em seu colo e adormecer enquanto ela me embalava em sua cadeira de
balanço e cantava. Pensando nisso, fico perguntando-me se a mulher atual, com todas as suas magníficas idéias e planos, se dá conta de que influência todo-poderosa ela é para moldar seu filho para o bem ou para o mal. Pergunto-me se ela se dá conta de como o amor e atenção são importantes na vida de uma criança”.
Mães, seus filhos adolescentes também precisam desse mesmo tipo de amor e atenção. Parece mais fácil para muitas mães e pais expressar seu amor aos filhos quando eles são jovens, mas isso fica mais difícil à
medida que eles ficam mais velhos. Trabalhem nisso fervorosamente. Não é preciso haver um abismo que
separa as gerações. O segredo é o amor. Nossos jovens precisam de amor e atenção, não de condescendência. Precisam de empatia e compreensão, não de indiferença do pai e da mãe. Eles precisam do tempo de seus pais. Os gentis ensinamentos da mãe e sua confiança e amor por um filho ou filha adolescente pode literalmente salvá-los deste mundo iníquo."

Presidente Erza Taft Benson
Essa mensagem está no manual Casamento Eterno, página 356-357. 

0 comentários:

Postar um comentário