Nos Braços de Seu Amor

Esta é a melhor organização de mulheres no mundo todo. Foi criada por instrução Divina.

Queridas irmãs, para mim é uma oportunidade notável falar a vocês nesta grande conferência da Sociedade de Socorro. Hoje ouvimos discursos maravilhosos feitos por mulheres de grande fé e habilidade. Quero que as irmãs da presidência da Sociedade de Socorro saibam que temos total confiança nelas. Nós as temos em alto conceito. Somos gratos pelo tema que escolheram, tirado do Livro de Mórmon, de 2 Néfi: “Eternamente Envolvidas pelos Braços de Seu Amor” (ver 2 Néfi 1:15). As mulheres da Sociedade de Socorro estão literalmente envolvidas eternamente pelos braços de nosso Senhor.
Em minha opinião, esta é a melhor organização de mulheres no mundo todo. Foi criada por instrução Divina. Joseph Smith falou e agiu como profeta ao organizar a Sociedade de Socorro em 1842. Nessa época ele disse: “A organização da Igreja de Cristo só ficou perfeita quando as mulheres se organizaram” (Sarah M. Kimball, “Early Relief Society Reminiscences”, 17 de março de 1882, Registros da Sociedade de Socorro, 1880, p. 92, Arquivos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, p. 30).
Hoje, o número de irmãs da Sociedade de Socorro chega a aproximadamente cinco milhões. Ela está organizada em muitas nações e ensina em muitos idiomas. Dela fazem parte todas as mulheres da Igreja de 18 anos ou mais. Entre elas há jovens solteiras, mulheres que nunca se casaram; viúvas e divorciadas, mulheres que têm marido e família, e mulheres idosas, dentre as quais muitas perderam o companheiro eterno.
Um amigo, que não é de nossa fé, certa vez me disse: “Dizem que SUD quer dizer serviço, união e devoção”. Mas o que quer dizer Sociedade de Socorro? O que significa? Vou tentar falar um pouco disso.
Sociedade de Socorro quer dizer amor. É admirável observar o amor que as bondosas mulheres têm umas pelas outras. Elas se unem em laços de amor, amizade e respeito mútuos. Essa organização, na verdade, é o único recurso de que muitas mulheres dispõem para fazer amigas.
As mulheres têm o instinto natural de estender a mão com amor aos aflitos e necessitados. O programa de bem-estar da Igreja é fundamentado no sacerdócio, mas não funcionaria sem a Sociedade de Socorro.
A Sociedade de Socorro apóia a educação. Toda mulher da Igreja tem a obrigação de estudar o máximo que puder. Com os estudos sua vida ficará melhor e elas terão mais oportunidades. Elas passarão a ter habilidades valorizadas no mercado de trabalho, caso necessitem.
Recebi, na semana passada, uma carta de uma mãe que cria os filhos sozinha e gostaria de ler um trecho para vocês. Ela diz o seguinte:
“Faz 10 anos que o senhor citou nossa família na conferência de outubro de 1996. (…) Os conselhos e o incentivo que o senhor deu a mim e a outras mulheres sozinhas serviram de padrão para minha vida diária. A frase que se transformou em meu lema e emblema é: ‘Dê o melhor de si’ e, na verdade, é isso que meus filhos e eu estamos tentando fazer.
Meus quatro filhos homens formaram-se no curso médio e no Seminário. Dois deles serviram como missionários de tempo integral. Todos nós trabalhamos para nos sustentar e continuamos leais e fiéis ao evangelho. É maravilhosa a sensação de saber que conseguimos sustentar-nos sozinhos durante os últimos anos. (…) De certa forma, sentimo-nos realizados quando voltamos a ser independentes e sustentamos a própria família. (…)
Também fiquei animada ao voltar para a faculdade. É muito difícil trabalhar em tempo integral e estudar à noite. Com isso, minha visão de vida se ampliou e passei a ser uma pessoa melhor. Minha família, os membros da ala e os colegas de trabalho me dão muito apoio, e minha formatura será em dezembro.
Depois de ponderar, jejuar e orar a respeito de minha bênção patriarcal, consegui traçar algumas metas realistas para a vida, e usei-as como um mapa rodoviário, para manter-me no rumo certo e seguir os princípios do evangelho. Vou às reuniões, oro todos os dias e pago o dízimo. (…) Levo muito a sério o meu chamado de professora visitante. (…)
A Igreja é verdadeira e é uma honra e um privilégio ser considerada digna e ter a bênção de ser membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Somos guiados pela inspiração de um Pai Celestial que nos ama, nos conhece e quer que tenhamos progresso e crescimento. Agradeço por suas palavras bondosas de incentivo, ditas há 10 anos, e pelas muitas e incessantes palavras inspiradas que vêm diretamente do Senhor por meio de Seus Servos. Sei que sou filha de Deus e, em minha vida, ser membro da Igreja do Senhor é uma bênção.“
A Sociedade de Socorro apóia a auto-suficiência. O melhor armazenamento de alimentos não está nos depósitos do Bem-Estar, mas em latas e vidros, nas casas de nosso povo. Como é bom ver latas de trigo, arroz e feijão guardadas debaixo da cama e nas despensas de mulheres que tomaram nas mãos a responsabilidade pelo bem-estar. Essa comida pode até não ser gostosa, mas será nutritiva, se for necessário usá-la.
A Sociedade de Socorro é sinônimo de sacrifício. Sempre fico comovido com um singelo poema que Anne Campbell fez para o filho. Ela diz:
És a terra distante que não visitei
E as pérolas que nunca comprei;
És o lago azul da cor do mar
E a paz do céu longe do lar.
(“To my Child”, citado por Charles L. Wallis (org.) em The Treasure Chest, 1965, p. 54.)

Muitas de vocês são mães. Vocês têm a responsabilidade de cuidar de seus filhos e educá-los. Quando ficarem mais velhas, e seus cabelos pratearem, a pergunta que farão a si mesmas não será como eram as roupas finas que um dia usaram, os carros que dirigiram ou a casa enorme em que moraram. Sua pergunta abrasadora será: “Como meus filhos se saíram?”
Se eles tiverem-se saído bem, vocês se sentirão gratas; se não, não haverá muito consolo para vocês.
Certa vez escrevi: “Que Deus as abençoe, mães! Quando todas as vitórias e derrotas dos homens forem postas na balança, quando a poeira das batalhas da vida se assentar, quando tudo pelo que lutamos tanto neste mundo de conquistas se desfizer diante de nossos olhos, vocês permanecerão, precisam permanecer, como a força para a nova geração, o movimento contínuo de progresso da humanidade” (One Bright, Shining Hope, [2006], p. 18).
Há alguns anos, no Tabernáculo de Salt Lake, o Élder Marion D. Hanks mediou um painel de debates. Participava do painel uma jovem hábil e de boa aparência, divorciada, mãe de sete filhos que, na época, tinham entre 7 e 16 anos. Ela contou que uma noite foi entregar algo à vizinha da frente. Escutem o que me recordo de ouvi-la dizer:
“Quando me virei para voltar para casa, vi as luzes acesas. Era como se eu ainda ouvisse o eco do que meus filhos me disseram uns minutos antes, quando eu ia saindo:
‘— Mãe, o que vai ter para o jantar?’
‘— Me leva na biblioteca?’
‘— Tenho de comprar cartolina ainda hoje!’
Cansada e desanimada, olhei para a minha casa e vi cada cômodo iluminado. Pensei em todos os meus filhos, em casa, esperando que eu chegasse para dar-lhes o que precisavam. Senti como se meu fardo fosse maior do que eu poderia suportar.
Lembro-me de olhar para o céu com lágrimas nos olhos e dizer: ‘Meu Pai, hoje eu não agüento mais. Estou muito cansada. Não consigo! Não vou agüentar ir para casa e cuidar sozinha dos meus filhos. Será que eu não posso ir para a Tua casa e ficar com o Senhor só hoje? Volto ao amanhecer’.
Na verdade eu não ouvi as palavras, mas a resposta veio à minha mente: ‘Não, filhinha, não pode voltar para Mim agora. Não iria querer voltar para aí depois. Mas Eu posso ir para onde você está.’”
Há muitas, tantas mães como essa jovem, que se sentia só e em desespero, mas que felizmente teve fé no Senhor, que podia amá-la e ajudá-la.
Sociedade de Socorro quer dizer fé. Quer dizer dar prioridade ao que é mais importante. Quer dizer coisas como pagar o dízimo.
O Élder Lynn Robbins, dos Setenta, conta esta história de um presidente de estaca no Panamá:
Quando era rapaz e tinha acabado de voltar da missão, encontrou a moça com que queria se casar. Eram felizes, mas muito pobres.
Houve uma época particularmente difícil, em que ficaram sem alimento e sem dinheiro. Era sábado e o armário da cozinha estava totalmente vazio. Rene ficou aflito ao ver a jovem esposa passar fome. Ele decidiu que a única opção seria usar o dinheiro do dízimo para comprar o que comer.
Quando ele ia saindo, a mulher o chamou e perguntou-lhe aonde ia. Ele disse que ia comprar comida. Ela perguntou onde arranjara o dinheiro e ele respondeu que era o dinheiro do dízimo. Ela disse: “Esse é o dinheiro do Senhor! Você não vai usá-lo para comprar comida”. A sua fé era maior que a do marido. Ele guardou o dinheiro e, naquela noite, os dois foram dormir com fome.
Na manhã seguinte, não comeram nada e foram para a Igreja em jejum. Rene deu o dinheiro do dízimo ao bispo, mas, por orgulho, não disse que passava por necessidades.
Depois das reuniões, ele e a mulher foram a pé para casa; mas não tinham ido muito longe quando um membro novo os convidou à própria casa. Esse homem era pescador e disse-lhes que havia peixe sobrando. Embrulhou cinco peixinhos em um jornal para eles, e eles agradeceram. Mais adiante, outro membro os chamou para dar-lhes tortillas; depois, outra pessoa os chamou e lhes deu arroz; depois, outro membro os viu e lhes deu feijão.
Quando chegaram a casa, tinham alimento suficiente para duas semanas. Ficaram ainda mais surpresos quando, ao desembrulhar os peixes, viram dois peixes bem grandes em vez dos cinco pequenos que pensaram ter visto. Cortaram os peixes em postas e armazenaram no freezer do vizinho.
Eles já prestaram testemunho muitas vezes de que, depois disso, nunca mais passaram fome.
Queridas irmãs, todas essas qualidades maravilhosas que a Sociedade de Socorro representa significam estar eternamente envolvidas pelos braços de Seu amor.
Isso é o que todos desejamos. Isso é o que todos almejamos. É isso que todos pedimos em oração.
Agora, queridas irmãs, só mais uma coisa para encerrar: Quero lembrá-las de que não são pessoas de menor importância no reino de Deus. Vocês são Sua divina criação. Os homens portam o sacerdócio. O papel de vocês é diferente, mas também extremamente importante. Sem vocês, o plano de felicidade do Pai se frustraria e não teria significado real. Vocês compõem 50 por cento dos membros da Igreja, e os outros 50 por cento são seus filhos. Ninguém pode subestimá-las.
Recebi outro dia a carta de uma amiga querida. O nome dela é Helen, e seu marido chama-se Charlie. Ela escreveu o seguinte, entre outras coisas:
“Hoje, Charlie e eu discursamos na reunião sacramental. No meu discurso, citei o conselho que o senhor me deu quando me formei no ensino médio em Idaho Falls e pretendia ir para a faculdade no Ricks College. O senhor me disse que eu devia ir para a faculdade da Igreja no Havaí, onde eu teria mais possibilidade de conhecer um rapaz de origem chinesa para casar.
Segui o seu conselho e fui estudar no Havaí, onde conheci Charlie e casei-me com ele. Estamos casados há 37 anos e temos cinco filhos. Todos eles serviram como missionários. Três se casaram no templo do Havaí. Temos dois filhos solteiros e esperamos que eles logo encontrem pessoas dignas para se casarem no templo. Temos seis netos lindos e vamos ganhar mais dois.
Fui abençoada com um marido fiel, que honra o seu sacerdócio e tem-se mantido digno para servir ao Senhor como bispo, presidente de estaca e presidente de missão. Tive o privilégio de apoiá-lo em todos os seus cargos na Igreja. Fui presidente da Sociedade de Socorro da estaca durante quase cinco anos.
Hoje, ao contar minhas muitas bênçãos, não pude deixar de pensar na grande influência que o senhor teve em minha vida. Quero que o senhor saiba que segui o seu conselho e por isso recebi muitas bênçãos. Agradeço a atenção que o senhor demonstrou, acompanhando o meu progresso quando vim de Hong Kong para os Estados Unidos.”
É isso o que a Sociedade de Socorro faz pelas mulheres. Dá-lhes a oportunidade de crescer e se desenvolver. Dá-lhes a condição de rainhas do próprio lar. Dá-lhes espaço e responsabilidades, condições para crescer e exercitar os próprios talentos. Dá-lhes orgulho e orientação para a vida em família. Dá-lhes mais apreço pelo bem, por seus companheiros e filhos eternos.
Que organização gloriosa é a Sociedade de Socorro! Não há nada que se compare a ela no mundo todo!
Que o Senhor abençoe cada uma de vocês com essas qualidades divinas que advêm de serem ativas nessa excelente organização que é a Sociedade de Socorro. Isso rogo humildemente, no nome sagrado de Jesus Cristo. Amém.
Presidente Gordon B. Hinckley

0 comentários:

Postar um comentário